Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

REVISTA DA ORGANIZAÇÃO

A revista que vai te ajudar a deixar a sua vida mais tranquila, com a organização

Só no fim do ano?

Todo final de ano as pessoas ficam animadas pra tirar o que não usam mais, querem fazer aquele “faxinão” na casa e na vida, fazem um monte de planos pra passar a virada do ano, cheias de pique…

…mas o que acontece de verdade e que o final do ano chega cheio de metas de trabalho pra bater, provas na escola das crianças, compromissos sociais e happy hours infinitos. Pronto! Mais um ano acaba e você mais uma vez não conseguiu cuidar da sua casa, né?

Então pra que esperar o final do ano se você sempre tem um tempinho nos outros meses?

(nessa hora você já pensou: “eu, tempo? Nunca tenho!” E se foi esse seu caso, pode ficar bem tranquila que vou te ajudar aqui a fazer isso de um jeito muito mais fácil e sem precisar perder um tempão)

Bom, se a gente tá falando em desapego, em tirar energia parada da sua casa, em se desapegar de tudo o que você não usa, o primeiro passo (e que exige um total de ZERO esforço) é:

Experimentou uma roupa que não serve mais ou que nunca te cai bem? Tira do armário NA HORA! Nem inventa em devolver essa peça pro armário!

“Ah! Mas foi minha cunhada que deu… tão querida ela…” ou “Ah! Mas ta super na moda essa blusinha… todo mundo tem”

Gente! E daí??? Só por isso você vai ficar acumulando essa peça que nunca vai usar, que não combina com você, que não favorece seu corpo? Sério mesmo?

Só aí você já fez um seu desapego enquanto estava procurando uma roupa pra sair e não gastou nem um minuto a mais pra isso. Fácil, não?

Afinal as coisas que você realmente gosta ficam na primeira gaveta, em cima de todos os outros itens, e você usa o tempo todo. Pense nisso!

É claro que existem algumas coisas que só usamos ocasionalmente: aquele vestido longo inteiro bordado, o terno que seu marido só usa em casamentos, e outros itens que realmente pedem ocasiões especiais (nada te impede de usar essas roupas para ir à padaria, claro! Mas geralmente as pessoas preferem usá-las em eventos mais formais, como um casamento, ou uma formatura, por exemplo). Nesses casos, o item vai mesmo acabar ficando no fundo do armário, mas provavelmente você vai procurá-lo na hora que surgir um evento desses.

Na hora da necessidade

Quando você precisa de alguma coisa (uma peça de roupa específica, um acessório, um utensílio de cozinha, etc), é mais comum você procurar lá no fundo dos seus armários ou sair para comprar um item novo?

Compra um novo, não é mesmo? E sabe por quê? Porque coisas que ficam “escondidas” dentro de casa nunca são lembradas (o famoso “o que não é visto, não é lembrado”) e aí você não sabe que tem, ou não consegue mais encontrar. Conclusão: você guardou, esqueceu que tava lá, e não serviu pra nada porque foi comprar outro quando precisou.

Quantas e quantas clientes não me falam aqui que tinham esquecido que tinham essa ou aquela roupa, ou essa ou aquela louça depois que a gente organiza a casa delas. Vemos isso acontecer por aqui o tempo todo

Cumpriu a “função”? Já pode ir embora!

Usou bastante e cansou da peça: simplesmente desapegue. Doe para um amigo, para pessoas necessitadas, para um bazar beneficente, ou até venda em um brechó, mas simplesmente NÃO MANTENHA ALGO QUE SÓ VAI OCUPAR SEU ESPAÇO.

A velha regra do “entra um sai um” (ou saem dois… por que não?) deve sempre ser seguida. Se você comprou um jogo de jantar completo, novinho e o espaço ficou apertado, por quê manter aquele que está faltando peças, com pratos trincados e riscados? (Dizem que coisas quebradas nem dão sorte…)

E você já está aí respondendo mentalmente: “ué, eu mantenho pra eu usar no dia-a-dia da família”.

Sério? Jura mesmo que a sua vida e a sua família não merecem se esbaldar nesse seu super jogo de jantar novinho?

E aí você também responde mentalmente: “merecer, merece, mas pode quebrar alguma coisa usando sempre”.

Meu bem! Aprenda uma coisa: vai quebrar de qualquer jeito, cedo ou tarde, com a visita ou com gente de casa… e aí, sabe o que você vai fazer? Comprar outro jogo novinho, inteirinho!

Conclusão: você sempre vai dar um jeito de ter um novo! Por isso, fique tranquila em se desfazer do antigo. Não vai te fazer falta e vai abrir espaço para guardar o novo com muito mais conforto.

Na hora das compras

Além da regra do “entra e sai”, é muito importante saber o que temos em casa antes de irmos às compras. Quantas vezes você não comprou alimentos que já tinha na despensa, sem precisar, e acabou perdendo muitos deles por passarem do prazo de validade?

Sabendo o que tem, você deixa de comprar o desnecessário e ainda na hora de organizar vai te dar muito menos trabalho (e vão ser menos coisas para descartar).

Seu escritório também merece atenção

E os papeis e documentos? Como lidar?

O que deve ser guardado para sempre são os documentos permanentes, como certidões de nascimento e casamento, escrituras de imóveis, entre outros. Todos os demais podem, em algum momento, ser descartados. Os sites do PROCONSP  e PROCONRS (https://bit.ly/3qqVzED) (https://bit.ly/3KGNpPp) listam as regras e prazos para mantermos ou não os documentos.

Esse ponto aqui vai demandar um pouquinho mais de tempo e dedicação mesmo, mas você pode fazer esse processo ficar muito mais simples e rápido se fizer em etapas ou se chamar as outras pessoas da casa e as crianças pra te ajudar.

Separe por exemplo um montinho pequeno de papeis e distribua entre as crianças, orientando a elas onde verificar a data das contas de consumo. Elas vão se divertir e adorar saber que estão ajudando e sendo úteis. Esse pertencimento nas atividades da casa faz com que elas valorizem a organização e sintam prazer em manter a casa arrumada. (Aliás, ter as crianças como suas aliadas da casa arrumada desde cedo é super possível e mais fácil do que você imagina, mas vou deixar pra outro artigo esse tema pra te contar como fazer isso).

Razão X Emoção

E muito cuidado com o envolvimento emocional com suas coisas. Ele só vale a pena se for algo que realmente traga algum significado em sua vida: guardar, por exemplo, todos os trabalhos de escola do seu filho que hoje tem 37 anos, só vai entulhar sua casa e não vai acrescentar em nada no relacionamento entre pais e filhos. Por outro lado, fotografias das festas de final de ano da escola do seu filho podem ser guardadas de maneira organizada ou até mesmo digitalizadas e catalogadas. Elas permitem a vocês reviverem bons momentos juntos, sem entulhar sua casa.

Bom, agora que a gente já desmistificou o processo de desapego e você já viu que ele não precisa ser um negócio pesado e demorado, começa a colocar em prática aí na sua casa. Depois de desapegar, você vai perceber como tudo na sua vida começa a fluir com muito mais facilidade.

Veja Mais

Conteúdos relacionados