Acessibilidade, embora a palavra lembre acesso, parece muito distante da nossa realidade não é mesmo?
Mas o que é acessibilidade?
Segundo o dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, acessibilidade deriva do latim accessibilitate e significa a qualidade de ser acessível, ou ainda, facilitar o acesso a alguma coisa.
Em um mundo que beleza padrão, longevidade e saúde física e mental vendem muito, falar de acessibilidade parece absurdo já que normalmente precisamos dela quando um infortúnio nos acontece.
Não andamos por aí pensando: E se essa pessoa sofrer um acidente e precisar de cadeira de rodas? Como ela vai acessar os itens mais importantes da casa dela? Ou se eu não conseguisse ver mais, como eu me locomoveria, como me vestiria sem ver o que estou vestindo?
Parece pragmático isso, não é? Porém não estamos livres de ir ao mercado, pisar em uma pedra e torcer o pé por exemplo. Pronto, tá lá você com a mobilidade reduzida, precisando da ajuda das pessoas para acessar itens importantes. Trabalhando home office então… olha lá você precisando se locomover e um monte de coisas no caminho atrapalhando seu acesso. Acesso, acessibilidade! Percebeu como ela está mais presente do que imaginamos?
Mas a gente só pensa quando acontece, quando se acidenta, quando engravida ou quando envelhece.
Na organização acessível, tudo é feito de forma preventiva, ou seja, já se organiza prevendo as possibilidades e, claro, trazendo conforto, autonomia e segurança. Os princípios básicos da acessibilidade.
Empatia
Pensar sobre essas questões humaniza e faz você exercitar a empatia. Tão falada, mas pouco praticada verdadeiramente. Faz você pensar na singularidade de cada indivíduo. Te ajuda a exercitar a criatividade. Como? Vou deixar um exercício:
Pensa em um objeto qualquer que você tem ai na sua casa. Pensou? Agora feche os olhos e vá buscar o que você imaginou.
Percebeu quais foram as dificuldades que enfrentou para pegar algo que, se você enxergasse, levaria bem menos tempo? E como você resolveria essa questão?
As pessoas com deficiência só não estão mais presentes na sociedade porque os espaços ainda não estão preparados para elas, as pessoas ainda não se prepararam para conviver com a diversidade.
Se você tivesse um comércio, um restaurante por exemplo, sua equipe estaria pronta para atender a demanda de uma pessoa com deficiência?
A função da organização inclusiva é trazer reflexões sobre esse tema para despertar em você diferentes formas de ver o ser humano em toda sua singularidade e fazer com que perceba que, em algum momento, todos nós podemos precisar da acessibilidade.
Até breve
No próximo artigo vou te mostrar o porque de a acessibilidade não ser apenas para pessoas com deficiência, e conversar sobre os 3 pilares da acessibilidade.
Até breve!