Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

REVISTA DA ORGANIZAÇÃO

A revista que vai te ajudar a deixar a sua vida mais tranquila, com a organização

Mudança: como transformar esse filme de terror em conto de fadas

Se você acha que toda mudança precisa ser uma tragédia, com um processo super estressante e desgastante, e só de ouvir falar nesse assunto você já se arrepia inteira, eu vou acabar com esse seu preconceito agora mesmo!

Dá pra acreditar que uma pesquisa apurou que, quando não programada adequadamente, a mudança pode ser tratada como o terceiro maior motivo de estresse do ser humano (antecedida apenas pela perda de um ente querido e pela perda de emprego).

Então se você não me conhece, antes eu preciso te explicar por que eu tenho tanta certeza de que a mudança não é um bicho de 7 cabeças: eu sou uma advogada que largou completamente o mundo corporativo há quase 10 anos pra me dedicar exclusivamente a organizar as casas e as vidas das pessoas. Nesse período, me tornei especialista na organização de mudanças e descobri todos os segredos pra tornar esse processo muito mais fácil e tranquilo! Pode confiar!

E um detalhe muito importante é te lembrar que a mudança não tem nada a ver com o atraso na obra da sua casa nova, mas muita gente confunde as duas coisas por acontecerem em momentos tão próximos. Por isso, a primeira coisa que você precisa entender é: mesmo que a obra atrase, dê problemas, seja complicada, sua mudança ainda pode ser tranquila e sem estres. Então não confunda as duas coisas, ok?

Vamos ao passo a passo de uma mudança tranquila

Número 1 e indispensável: Programe-se! Tire um final de semana pra cuidar dessa primeira etapa. Vai te poupar muito desconforto lá na frente!

Comece conhecendo o que você tem. Tudo, sem exceção! Os serviços que você e sua família usam na sua casa atual, a quantidade de roupas e louças, os objetos de decoração, o espaço disponível na casa nova… tudo!

Depois de listar todas essas coisas, anote quais providências você deverá adotar com cada uma: contratar uma empresa de mudanças, transferir ou cancelar TV por assinatura e internet, ou qualquer outro serviço de entregas que você use periodicamente, avisar seus funcionários (babá, diarista, faxineira, etc.) sobre a mudança e entender deles como isso vai impactar nas vidas deles e no transporte que usam… assim, você poderá ter uma lista para o controle de todas essas providências e não deixará escapar nada para o momento de deixar o imóvel atual.

Transporte de alimentos

O ideal é que em alguns dias antes da data prevista para a mudança, vocês não abram mais embalagens novas e nem façam compras. Nesse período, o melhor é consumir o máximo de tudo que vocês já têm em casa e, caso esses alimentos acabem antes da mudança, o melhor é fazerem as refeições fora de casa. Dessa forma, não será necessário transportar alimentos abertos e/ou prontos no dia de deixar a casa antiga. Mas, se ainda assim houver alimentos ou até medicamentos na geladeira, esses deverão deixar a casa por último, em embalagem térmica adequada. A geladeira então, também será uma das últimas coisas a ser desligada, embalada e colocada no caminhão.

Lá na casa nova

Se a casa nova estiver em obras, ou desocupada há muito tempo ela provavelmente vai necessitar de uma faxina pesada antes de receber você por lá. Verifique se você e/ou seus ajudantes poderão fazer isso sozinhos ou se uma empresa especializada deverá cuidar dessa limpeza pós-obra. Nesse caso, combine com antecedência com a empresa a melhor data entre o final da obra e a data que você pretende chegar lá com sua mudança e sua família.

Caso você esteja indo para um apartamento ou qualquer outro tipo de condomínio, é importante verificar quais os horários permitidos para que a mudança chegue por lá, para não correr o risco de já chegar incomodando seus vizinhos… (e levando multa do condomínio) já pensou que chato?

Essa verificação de horários também será importante para você agendar a entrega e/ou instalação de coisas que comprar para a nova casa.

Outro ponto importante é checar o funcionamento de torneiras, descargas, lâmpadas, aquecedor e outros elétricos ou eletrônicos da casa nova, sempre antes da mudança. Já vi casos de clientes que não viram nada disso antes e ficaram sem banho quente (no inverno!) por dias depois se mudarem…

Embalagem da sua mudança

Se você optar por embalar suas coisas, algumas dicas são indispensáveis e eu tenho certeza que você nem imaginava que o plástico bolha não é uma boa opção pra te ajudar com isso. Pois é…

Para embalar louças, vidros e peças delicadas, o ideal é usar um papel conhecido como “papel manilha”. Ele tem espessura e textura ideais pra proteger suas coisas e é utilizado pelas maiores e mais competentes transportadoras do mercado de mudanças.

Além disso, outro ponto extremamente importante é o tamanho das caixas que você vai utilizar. Nunca utilize caixas grandes para embalar itens muito pesados como livros, bebidas, etc. Para isso, use caixas menores, ou elas ficarão impossíveis de ser carregadas (ao menos de forma segura).

E eu nem preciso falar em identificação, né? A cada caixa que fechar, já escreva o que tem dentro e o ambiente pra onde ela deverá ir lá na casa nova (cozinha, quarto infantil, suíte casal, etc.). Isso vai te ajudar a ganhar minutos preciosos na hora de colocar tudo no lugar no seu novo lar.

Para as roupas penduradas, você pode optar por agrupá-las em blocos, sem nem precisar retirá-las dos cabides e embalar esses blocos em sacolonas grandes ou sacos de lixo, assim:

como transformar esse filme de terror em conto de fadas 2 jpeg

Isso vai facilitar muito o transporte dessas roupas e também a acomodação delas quando chegarem na casa nova.

Chegando com a mudança

Quando as caixas chegarem na casa nova, elas já devem ser levadas diretamente aos cômodos em que irão ficar (por isso, é importantíssimo acompanhar o processo de embalagem lá na casa antiga, para que nada seja misturado no empacotamento), e nunca largadas em empilhamentos gigantes em um cômodo só. Além de ser perigoso o manuseio dessas caixas pesadas e altas depois, ainda vai dar um trabalhão ter que ficar fazendo a seleção de uma a uma na hora de abrir.

Quando tudo já estiver na casa nova, o melhor é eliminar todas as caixas no menor espaço de tempo possível. Não adie esse processo, por mais que esteja cansado (convoque amigos, familiares, ou contrate serviços profissionais), pois viver na nova casa deve ser algo que te traga paz, e estar entre caixas por dias (ou meses), só vai trazer desconforto e estresse.

Assim, mesmo sem iniciar o processo de acomodação, organização, dobras, refino, etc, já abra todas as caixas no primeiro ou segundo dias. Vai facilitar MUITO a visualização do volume de coisas em cada ambiente e, consequentemente, facilita também a organização das coisas dentro dos armários.

O segredo, portanto, de uma mudança tranquila é a organização. E caso você não tenha condições de acompanhar e organizar tudo pessoalmente, a A Gente Organiza é especialista em organização de mudanças e com certeza vai poder te ajudar.

Veja Mais

Conteúdos relacionados